WhatsApp Image 2024-11-15 at 23.28.10
Dr.José Augusto Bittencourt
CRM 133241 / RQE 30155
12 39310590

12 988950297

A vasectomia é uma cirurgia masculina voltada para a contracepção permanente. É um procedimento simples, realizado com anestesia local, sem necessidade de internação e com baixo custo. A recuperação é rápida e a taxa de sucesso é alta, com falha ocorrendo em menos de 0,01% dos casos. A reversão de vasectomia, por sua vez, é um procedimento mais complexo, indicado para homens vasectomizados que desejam retomar a fertilidade e ter filhos novamente.
O Dr. José Augusto Bittencourt, urologista e andrologista, possui ampla experiência na realização de vasectomia e reversões de vasectomia, realizando esses procedimentos com excelência em São José dos Campos.
Para realizar a vasectomia, é necessário atender aos critérios de planejamento familiar, conforme apresentado no vídeo a seguir.

Além disso, é importante compreender que, embora a vasectomia possa ser reversível, a reversão é um procedimento mais complexo, de custo elevado e não garante 100% de eficácia (saiba mais sobre a reversão de vasectomia no final desta página).

Por isso, a decisão de realizar a vasectomia deve ser cuidadosamente ponderada, sendo indicada apenas para aqueles que têm certeza de que não desejam ter mais filhos.
A vasectomia é um procedimento simples, com recuperação rápida e custo acessível.

Agendar consulta

Realizada de forma ambulatorial, com anestesia local, não exige internação. Embora o Dr. José Augusto Bittencourt prefira realizar a vasectomia em ambiente hospitalar para maior segurança, o procedimento também pode ser realizado em clínicas e consultórios, desde que sejam seguidos os cuidados necessários.

Após a cirurgia de vasectomia, é necessário um curto período de repouso, juntamente com cuidados como o uso de medicação e aplicação de gelo no local. Os pontos na pele, na região da bolsa escrotal, não precisam ser retirados. É importante lembrar que, mesmo após a cirurgia, deve-se continuar a utilizar métodos contraceptivos até a realização e o resultado negativo do espermograma (exame para verificar a presença de espermatozoides). Para garantir que o exame mostre um resultado zerado,são necessárias, geralmente, entre 15 e 20 ejaculações após o procedimento, para que os últimos espermatozoides sejam eliminados do trajeto.A vasectomia não interfere de maneira significativa no ejaculado, uma vez que a maior parte do esperma provém da próstata. A cirurgia apenas interrompe a passagem dos espermatozoides, que representam menos de 5% do volume do ejaculado. Além disso, a vasectomia não afeta os níveis hormonais nem causa impotência. Os testículos continuam a produzir espermatozoides, que são reabsorvido pelo organismo, sem serem liberados no líquido ejaculado. O índice de falha após a realização do espermograma, com resultado negativo, é extremamente baixo, cerca de 1 caso a cada 2.000 cirurgias. Reversão de Vasectomia é o procedimento cirúrgico realizado para reconectar os ductos deferentes, permitindo que os espermatozoides voltem a ser liberados no ejaculado, após terem sido interrompidos pela vasectomia. Aproximadamente 5% dos homens que passaram por vasectomia buscam a reversão com o desejo de alcançar uma gravidez. Acirurgia é realizada conforme ilustrado no diagrama abaixo:

images (4)
images (3)

Diferente da vasectomia, a reversão é uma cirurgia mais complexa, que exige o uso de microscopia cirúrgica, fios extremamente finos e delicados, muitas vezes invisíveis a olho nu, além de anestesia, que pode ser raquianestesia ou geral. Devido à sua maior complexidade técnica, a taxa de sucesso da reversão não é 100%, sendo também influenciada pelo tempo decorrido desde a vasectomia. Quanto mais tempo passar após a vasectomia, menor será a chance de sucesso na reversão. O sucesso da reversão é definido pela passagem efetiva de espermatozoides para o ejaculado. No entanto, isso não garante a gravidez, que também depende da quantidade e da qualidade dos espermatozoides. Ainda assim, a reversão pode aumentar a eficácia de um tratamento de fertilização, tornando-o mais simples e acessível caso seja necessário. Até três anos após a vasectomia, a reversão tem mais de 90% de chance de sucesso e 80% de possibilidade de gravidez, com esses números diminuindo progressivamente. Após 15 anos da vasectomia, a taxa de sucesso cai para 70% de gravidez para 30% (conforme gráfico abaixo).

grafico-linhas-reversao-vasectomia

Considera-se que 15 anos é o limite ideal para realizar a reversão de vasectomia, sendo esta a alternativa mais simples e econômica para a recuperação da fertilidade dentro desse período. Após esse tempo, a fertilização pode ser uma opção mais indicada, especialmente nos casos em que a reversão não resulta em gravidez. Apesar de ser tecnicamente mais complexa, a recuperação da reversão de vasectomia é geralmente boa e rápida, com bons resultados na obtenção de gravidez. O Dr.José Augusto Bittencourt, com vasta experiência em reversão de vasectomia, realiza esses procedimentos com custos acessíveis, adaptados às necessidades de cada paciente.

Para agendar uma avaliação, clique aqui.

Agendar avaliação